CAFUNDO - A HISTORIA DE JOÃO DE CAMARGO



O filme nos relata sobre o sincretismo de religiões presentes na época do Brasil pós-escravidão no fim do século XIX, onde a vida de dois ex-escravos João (protagonista) e Cirino tomam o centro das atenções no início do filme. Libertados, os dois vivem uma vida de miséria e trabalho duro para ganhar alguns míseros trocados. São enviados à guerra, mas não lutam por não haver necessidade.
Na primeira parte do filme, João passa a maior parte do tempo ao lado de seus amigos Cirino, Levinda e Teodoro, que realizam diversas trapaças, roubam a fim de manter sua sobrevivência. Eles trabalham posteriormente, sempre em serviços duros e que mal garantem a sobrevivência dos mesmos, representando bem a realidade vivida pelos negros libertados naquela época no Brasil.
Um clima de mistério presente nas religiões permeia algumas cenas, pode-se ver a cruz, por exemplo, presente em várias cenas do filme, bem como rituais do baixo espiritismo ou umbanda mesmo, presente em festas , danças ou locais inusitados, como aquele em que a mãe de João lhe conta a história de Alfredinho.
Numa destas festas, João conhece Rosário
Leona Cavalli, que é cheia de mistérios e é talvez, a figura que melhor representa a história deste filme de um modo geral. Os dois se casam e passam a viver uma vida de trabalho duro e sacrificante num milharal distante da cidade. O clima de mistérios e sincretismo religioso presente na vida dos dois é perceptível desde o começo do filme, na cena das cadeiras, onde outros personagens aparecem como se fossem os dois, o equilibrista e sua ajudante.
Este mistério se evidencia, quando os dois vão à cidade tentar vender seus milhos, mas chegando encontram um cenário altamente corroído e assolado pela febre amarela, outra realidade daquela época. Neste momento Rosário é “amaldiçoada” por uma vidente, que se incomoda com o jeito da moça. João fica preocupado com sua mãe pois fica sabendo que a febre está presente o todos os lugares e decide ir vê-la, e manda Rosário pra casa. Chegando lá a encontra no final da vida, e ela parte deixando tristeza e desolação no rapaz.
Quando João retorno pra sua casa, tem uma grande decepção, encontra sua mulher com outro homem, e os persegue com um chicote na mão. Neste momento, o filme toma uma direção mais dramática e conflituosa do que no começo, indicando que haveria outro “propósito” para a vida de João, apesar de toda desolação, solidão e tristeza que ele passa a viver durante este momento.
Durante uma das cenas, ele caiu bêbado no chão, e tem um vários “encontros espirituais” com o padre falecido João Soares, com o menino Alfredinho, com entidades espirituais da umbanda e com Nossa Senhora. Recebe uma missão, e sua vida sofre uma mudança drástica a partir deste momento. Sua vida toma um rumo totalmente espiritual, cercado de mistérios e motivado por santos como Senhor do Bom Fim e pela Igreja da água vermelha, que passa a ser o recôndito espiritual de João.
As situação vividas anteriores no filme, como a cena em que junto com sua mão ele vê a água vermelha vertendo da cruz, no local onde teria morrido o menino Alfredinho, começam e ficar mais claras neste momento do filme, mas não totalmente. Isto porque a crença ou fé, mesmo sendo considera magia, não pode ser julgada nem considerada certa ou errado, porque a fé não á algo tangível aos nossos olhos.
No filme, o sincretismo presente na crença de João, vai além do esperado pelas pessoas a sua volta, pois naquela época os pré-conceitos sobre a cor da pele influenciavam diretamente na escolha até mesmo das preces e dos santos. Havia preces e Santos considerados de brancos, como preces e Santos considerados de “negros”. Isto fica claro na cena da prisão.
Por uma maioria negra, João de Camargo é considerado Santo, que faz milagres, cura, tem uma fé diferenciada capaz de solucionar muitos problemas. Como na vida real, o que se vê em Cafundó, além da grande mistura religiosa presente nas cenas e na vida de João, é que cada pessoa necessita ter uma fé ou crença, e por mais que seja repudiada por outras pessoas, ela expressa o verdadeiro direito de liberdade que cada um tem de acreditar e seguir aquilo que quiser.

Para conhecer mais acesse o site:http://www.joaodecamargo.com.br/index.asp

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